contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Diálogo escola-família

Este livro foi cuidadosamente pensado para auxiliar você, diretor de escola pública ou particular, a promover o diálogo e a reflexão sobre como a escola pode aprimorar sua relação com as famílias dos estudantes, que, afinal, passam boa parte da vida nesse espaço repleto de potencialidades.

A Parte I conta brevemente a história da instituição escolar articulada com
a da instituição familiar, para que se compreenda como a relação entre elas foi construída ao longo do tempo até a atualidade. Abordam-se as mudanças nas demandas sociais que ajudam a entender quem são as crianças, adolescentes e jovens que frequentam a escola no século 21 e para que queremos formá-los.

Na Parte II, o eixo principal é o conceito de Educação Integral. Para discutir esse assunto, apresentam-se quatro situações práticas do cotidiano da gestão, seguidas de uma breve conceitualização sobre os temas trabalhados e de sugestões de caminhos possíveis com base em experiências positivas de ações transformadoras.

A Parte III reproduz o formato da anterior – outras quatro situações práticas, conceitualização e caminhos possíveis –, porém com foco na coerência entre discurso e ação da escola no que se refere às famílias.

Na Parte IV, você encontrará sugestões de encaminhamentos para sete
situações cotidianas, sendo que duas foram mencionadas em outros capítulos e são ampliadas nesta parte.

Apresentamos ainda pautas de discussão com os diferentes atores – professores, alunos e familiares – a partir de filmes que trazem algumas das temáticas abordadas neste livro e que também se articulam com as realidades expostas ao longo de capítulos anteriores.

Na Parte V, registramos uma experiência real de transformação da relação
entre escola e famílias ocorrida no município de Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro, por meio da reprodução de uma roda de conversa com educadores e pais de alunos. Esta obra inclui, ainda, uma apresentação digital com vários materiais pensados para apoiar a implementação das ações propostas e que pode ser acessada por meio do código QR e do link impressos na próxima página e na quarta capa do livro. É importante ressaltar que ela não substitui a leitura cuidadosa do livro, porque ele é resultado de estudos profundos e traz muitas referências a valiosas situações reais.

Finalmente, gostaríamos de apontar que, ao escrevermos para escolas públicas e particulares, deparamos com o desafio de contemplar diferentes realidades. Você se identificará com a maioria delas, mas algumas estratégias propostas serão distantes de seu contexto de atuação. Se isso acontecer, nossa sugestão, caro gestor, é que considere esses casos como oportunidades para ampliar seu olhar para diferentes situações que podem vir a fazer parte de sua vida profissional.

Boa leitura!

(texto da apresentação do livro)

Organização: Tereza Perez
Ano: 2019
Parceria: Comunidade Educativa CEDAC, Fundação Santillana, Editora Moderna

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.