contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Direção para os novos espaços e tempos da escola

Esta segunda publicação da Moderna dedicada a diretoras e diretores de escola tem como propósito ajudar você, que atua nessa posição de liderança, a rever e ressignificar, com sua equipe, os espaços e tempos de ensinar e aprender após a pandemia de covid-19.

No Brasil, o contexto do isolamento social provocado pela crise sanitária que se espalhou rapidamente por todo o mundo evidenciou ainda mais as desigualdades educacionais, sociais e de acesso dos estudantes aos recursos necessários para que mantivessem seus vínculos com a escola e continuassem suas aprendizagens.
Demandas emergenciais e urgentes provocaram mudanças profundas em todo o ecossistema da Educação, fazendo emergir novas soluções, algumas inesperadas e surpreendentes. Em muitos aspectos, aconteceu uma reviravolta
na Educação e, por isso, há muito a refletir sobre a escola e seu funcionamento para garantir o direito de todos e todas aprenderem.

O que aprendemos a fazer diferente e precisamos manter? O que fazíamos antes e não podemos mais fazer? O que fazíamos antes e deve permanecer? Essas são algumas das indagações importantes que líderes têm de fazer a si mesmos e a suas equipes nas atividades formativas para construir bons parâmetros em busca de uma gestão afirmativa, com foco na equidade.

Esta publicação foi desenvolvida pela Comunidade Educativa CEDAC, que conta com mais de 20 anos de trabalho em gestão escolar e já produziu para a Moderna, em 2013, o manual O que revela o espaço escolar? – Um livro para diretores de escola, que teve uma excelente acolhida, com diversas tiragens e mais de 120 mil exemplares distribuídos gratuitamente em todo o país, e continua disponível em versão digital. Esse livro propunha que todos os espaços da escola – não apenas a sala de aula – são ambientes de aprendizagens e precisam ser organizados e cuidados para ensinar.

Nesta nova obra, Direção para os novos espaços e tempos da escola, pretende-se avançar muito mais nessa discussão.

Ouça o podcast Na Escola no Spotify, YouTube ou acompanhe aqui cada um dos episódios:

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.