contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
25/08/2022

Educação infantil em destaque

O trabalho pela garantia dos direitos das crianças pequenas está presente desde os primórdios da CE CEDAC, mas introduzimos a formação de educadores dessa etapa em 2007, 10 anos após a criação da CE CEDAC, com o projeto Encontros de Leitura, parceria com o Instituto Natura, em 20 municípios espalhados pelo Brasil em que trabalhávamos práticas orais e escritas na Educação Infantil.

De lá para cá mantivemos a formação de leitores desde a Educação Infantil como um eixo (o projeto Pequenos Leitores já completou uma década) e ampliamos nosso escopo de atuação para além da leitura, abrangendo outros campos de experiência e estendendo a nossa atuação aos bebês nas creches. 

Produzimos ainda uma série de conteúdos para a apoiar a prática pedagógica dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Selecionamos aqui alguns deles:

PARA LER

Guia de Implementação dos Currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental


Fruto de parceria entre a Comunidade Educativa CEDAC, o Movimento Pela Base e a Undime, este Guia traz orientações e reflexões sobre as práticas educacionais para apoiar gestores de rede na implementação dos currículos produzidos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

BAIXE O GUIA

Um banho de linguagem – leitura com bebês e crianças de 0 a 3 anos
Escrito por Heloísa de Almeida Pacheco e Sandra Medrano, “o e-book ‘Um banho de linguagem – leitura com bebês e crianças de 0 a 3 anos’ chega em boa hora. Temos acompanhado a crescente publicação de livros para bebês e crianças pequenas e, também, uma série de dúvidas decorrentes dessa oferta: os(as) pequenos só se interessam por livros-brinquedos coloridos e cheios de botões que emitem sons para todos os lados? 

BAIXE “UM BANHO DE LINGUAGEM”

Boletim de Boas Ideias
O material nasceu como uma curadoria de conteúdos e dicas interessante para apoiar equipes de gestão escolar e professores da Educação Infantil que participavam do Projeto Pequenos Leitores no início da pandemia. As 20 edições realizadas entre 2020 e 2021 agora podem ser acessadas por todas as pessoas .

ACESSE OS BOLETINS

Arte, Palavra e Leitura na Primeira Infância
A publicação traz transcrições de mesas e textos de participantes do Seminário Internacional Arte, palavra e leitura na Primeira Infância, realizado pelo Itaú Social e pelo Sesc São Paulo com curadoria da CE CEDAC e do Instituto Emília. 

BAIXE A PUBLICAÇÃO DO SEMINÁRIO

Pequenos Leitores
Esta publicação busca compartilhar com profissionais da Educação Infantil, interessados na área de leitura e formadores de professores, a história e o funcionamento do Projeto Pequenos Leitores, iniciativa que teve início em 2013 para que as crianças desde muito cedo tenham garantido o seu direito de acesso à cultura escrita, por meio da leitura literária.

BAIXE O LIVRO PEQUENOS LEITORES

PARA ASSISTIR

Preparamos uma playlist no canal CEDAC Vídeos, no YouTube, com uma seleção especial de conteúdos que produzimos sobre infância e Educação Infantil. Lá você poderá ver o documentário “Infâncias em foco”, fruto de uma parceria da CE CEDAC com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP, conversas sobre o brincar, leitura e a educação infantil como direito e suas relações com a pandemia.

ACESSE A PLAYLIST

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.