contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Parceiros Minidi Pedroso e Secretaria Municipal de Educação de Ferraz de Vasconcelos
Local Ferraz de Vasconcelos (SP)
39

Coordenadoras da Secretaria municipal de educação responsáveis pela educação infantil (2), Coordenadoras pedagógicas das creches (16), 1 CEI pólo com 7 professores e 14 auxiliares

1.845

Bebês e crianças pequenas

Experimentações Estéticas em Creches

Bebês e crianças pequenas veem e experimentam o mundo como um grande campo de investigação. Entretanto, como possibilitar que as explorações se transformem em experiências que favoreçam a aprendizagem?

O projeto Experimentações Estéticas em Creches foi criado com o intuito de promover o acesso de crianças pequenas a experiências de artes plásticas que possibilitem aprendizagens significativas e contribuam para seu desenvolvimento integral.

Para isso, o projeto oferece ações formativas que ampliam o repertório artístico dos profissionais que atuam em creches e os ajudam a refletir, investigar, experimentar, planejar e transformar sua prática pedagógica no campo das artes.

O objetivo não é formar artistas, mas professores capazes e interessados em estimular as crianças a pensarem e se expressarem por meio de diferentes linguagens.

As ações de formação – presenciais e a distância – são realizadas a partir de estratégias formativas que favorecem a reflexão sobre a prática, tais como: observação; tematização de boas práticas; leitura de textos teóricos; planejamento de propostas de artes para os pequenos, planejamento de encontros formativos; registros reflexivos; devolutivas etc.

O princípio é o de que um projeto de formação pautado na arte pode ajudar a criar, nas creches, ambientes de aprendizagens e desenvolvimento e aperfeiçoamento humanos que contemplem as crianças e a equipe de educadores.

O projeto, que conta com o apoio de Minidi Pedroso, foi realizado nos municípios de Taboão da Serra (SP), entre 2014 e 2016, e em Ferraz de Vasconcelos (SP), em 2017 e 2018.

Em 2019, iniciamos um novo ciclo de dois anos em Ferraz de Vasconcelos, com o apoio ao trabalho de professores e coordenadores pedagógicos de 14 Centros de Educação Infantil (CEIs) do município, além de ações de formação com a equipe da Secretaria de Educação, e de mobilização de pais representantes das creches.

Em 2020, em função da suspensão das atividades presenciais no contexto da pandemia, a formação foi adaptada para o ambiente on-line, dando continuidade ao percurso iniciado em 2019, assegurando oficinas práticas, apreciação de produções, obras de artes, estudo de textos teóricos, planejamento e tematização de práticas e orientações para o desenvolvimento das propostas de artes com as crianças pelas famílias e responsáveis.

Edições Anteriores

Ferraz de Vasconcelos (SP) – 2017 a 2018; Taboão da Serra (SP) – 2014 a 2016

Resultados em 2019

Engajamento das(os) coordenadoras(es) pedagógicas(os) no acompanhamento do processo formativo das professoras; qualificação das propostas de artes para os bebês e crianças; Elaboração e desenvolvimento de estratégias de autoavaliação dos participantes em parceria com a Secretaria de Educação.

Bebês e crianças pequenas veem e experimentam o mundo como um grande campo de investigação. Entretanto, como possibilitar que as explorações se transformem em experiências que favoreçam a aprendizagem?

O projeto Experimentações Estéticas em Creches foi criado com o intuito de promover o acesso de crianças pequenas a experiências de artes plásticas que possibilitem aprendizagens significativas e contribuam para seu desenvolvimento integral.

Para isso, o projeto oferece ações formativas que ampliam o repertório artístico dos profissionais que atuam em creches e os ajudam a refletir, investigar, experimentar, planejar e transformar sua prática pedagógica no campo das artes.

O objetivo não é formar artistas, mas professores capazes e interessados em estimular as crianças a pensarem e se expressarem por meio de diferentes linguagens.

As ações de formação – presenciais e a distância – são realizadas a partir de estratégias formativas que favorecem a reflexão sobre a prática, tais como: observação; tematização de boas práticas; leitura de textos teóricos; planejamento de propostas de artes para os pequenos, planejamento de encontros formativos; registros reflexivos; devolutivas etc.

O princípio é o de que um projeto de formação pautado na arte pode ajudar a criar, nas creches, ambientes de aprendizagens e desenvolvimento e aperfeiçoamento humanos que contemplem as crianças e a equipe de educadores.

O projeto, que conta com o apoio de Minidi Pedroso, foi realizado nos municípios de Taboão da Serra (SP), entre 2014 e 2016, e em Ferraz de Vasconcelos (SP), em 2017 e 2018.

Em 2019, iniciamos um novo ciclo de dois anos em Ferraz de Vasconcelos, com o apoio ao trabalho de professores e coordenadores pedagógicos de 14 Centros de Educação Infantil (CEIs) do município, além de ações de formação com a equipe da Secretaria de Educação, e de mobilização de pais representantes das creches.

Em 2020, em função da suspensão das atividades presenciais no contexto da pandemia, a formação foi adaptada para o ambiente on-line, dando continuidade ao percurso iniciado em 2019, assegurando oficinas práticas, apreciação de produções, obras de artes, estudo de textos teóricos, planejamento e tematização de práticas e orientações para o desenvolvimento das propostas de artes com as crianças pelas famílias e responsáveis.

Edições Anteriores

Ferraz de Vasconcelos (SP) – 2017 a 2018; Taboão da Serra (SP) – 2014 a 2016

Resultados em 2019

Engajamento das(os) coordenadoras(es) pedagógicas(os) no acompanhamento do processo formativo das professoras; qualificação das propostas de artes para os bebês e crianças; Elaboração e desenvolvimento de estratégias de autoavaliação dos participantes em parceria com a Secretaria de Educação.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.