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04/03/2021

Myra 2021 consolida e amplia sessões de leitura on-line

Escola, criança, família e comunidade – todos juntos pela leitura. Foi a partir dessa premissa que o Programa Myra foi concebido, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades leitoras de estudantes do 4º ao 6º ano de escolas públicas. De 2016 a 2019, mais de 300 se encontravam semanalmente com as crianças e realizavam sessões de leitura nas escolas do grupo de acompanhamento e nos Pontos Myra – ONGs e instituições que realizam o Programa de forma independente.

Com a chegada da pandemia de Covid-19 no início de 2020, as escolas foram fechadas e, como tantos outros projetos, o Myra se reinventou. Ao longo do primeiro semestre, a equipe da Comunidade Educativa CEDAC, parceira técnica na realização do Programa criado pela Fundação SM, realizou encontros virtuais exclusivos para voluntários, com formações sobre seleção de livros, leitura de poesia e livros de não-ficção.

Já as lives “Myra convida” foram oferecias de forma aberta a todos os interessados e contaram com a participação de Pilar Lacerda, então diretora da Fundação SM; o escritor e ilustrador Renato Moriconi; a editora de livros digitais Isabel Malzoni; as designers Michaella Pivetti e Rita da Costa Aguiar, falando sobre a fantasia nos livros infantis; além das diretoras das escolas participantes de 2020, que destacaram a importância das parcerias na educação.

(Momento da live “Myra convida: Isabel Malzoni e Renato Moriconi – criar, editar e ler na tela e no papel)

Em julho de 2020, ainda sem previsão da reabertura das escolas, foram iniciadas as sessões on-line com um grupo piloto de doze voluntários e crianças. Se no formato presencial era possível cada um levar livros de casa ou escolher nas bibliotecas escolares, agora era preciso garantir que a dupla tivesse acesso às mesmas obras, podendo realizar leituras simultâneas e compartilhadas. Para isso, a Fundação SM enviou kits de livros para esse grupo, a CE CEDAC organizou salas de videoconferência para cada dupla e manteve todo o apoio para que as sessões acontecessem, com acompanhamento semanal de uma mediadora e realização quinzenal de plantões de dúvidas.

Com o bom resultado do grupo piloto, em setembro ampliou-se para 30 duplas, que seguiram juntas até o fim do ano, dessa vez com kits de livros fornecidos pelas próprias escolas parceiras. Por estar em ambiente virtual, a leitura de sites, blogs, livros digitais e uso de vídeos, que já acontecia nas sessões presenciais, foi ainda mais presente, diversificando bastante os tipos de conteúdo e as modalidades de leitura.

(À esquerda, crianças com kits de livros recebidos para usar nas sessões Myra. À direita, sessões de leitura com livro impresso e digital)

Mais uma vez, a metodologia um pra um, que combina um voluntário e uma mesma criança ao longo de todas as sessões, se mostrou de grande importância, criando vínculo, parceria e confiança – ainda mais necessários nesse modelo em que “um entra na casa do outro” pela tela do computador ou celular.

As famílias também puderam acompanhar com maior proximidade o desenvolvimento leitor das crianças, com os livros por perto e, às vezes, até participando indiretamente da sessão de leitura.

(Família participando da sessão de leitura no Programa Myra on-line)

No modelo on-line, foi possível contar com voluntários de diversas localidades, mesmo no acompanhamento de alunos de escolas da cidade de São Paulo (SP). Além de diversos municípios da região metropolitana, participaram voluntários de Minas Gerais e até Maputo (Moçambique).

Para finalizar o ano de 2020 no projeto com chave de ouro, foi realizado um sarau virtual. Cada dupla preparou uma leitura, às vezes feita somente pela criança, outras em conjunto. Voluntários prepararam plaquinhas para exibir após cada apresentação, como palmas virtuais.

(No sarau virtual, voluntários mostram plaquinhas após apresentação de criança)

Em 2021 o Programa Myra irá seguir com sessões on-line, tanto nas escolas do grupo de acompanhamento, como nos Pontos Myra – instituições que aplicam a mesma metodologia, porém de forma independente. As inscrições para voluntários encerraram em 8 de março e em breve serão abertas inscrições para Pontos Myra.

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