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Parceiros Instituto Votorantim, Votorantim Energia, Votorantim Cimentos, Citrosuco, Banco Votorantim, CBA, Nexa, Legado das Águas – Reservas Votorantim e Secretarias de Educação dos 29 municípios participantes
Local 29 municípios em 6 Estados
Duração 2011 a 2021
773

Técnicos de secretaria (gestores educacionais, 151) e coordenadores pedagógicos e diretores escolares (gestores escolares, 622)

149.142

Estudantes de Educação Infantil e Ensino Fundamental e professores

Parceria pela Valorização da Educação – PVE

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios de atuação das empresas investidas da Votorantim, trabalhando em duas grandes frentes – gestão e mobilização.

O programa, que foi criado pelo Instituto Votorantim e conta com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC e outras instituições, atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.

Na frente de gestão, o formador do programa atua junto às equipes técnicas das secretarias municipais de Educação, com a realização de encontros presenciais e ações à distância em que apoiamos o planejamento e a implementação das políticas públicas educacionais com foco na melhoria da aprendizagem; e junto aos gestores escolares (diretores e coordenadores), com o mesmo escopo, mas no âmbito da unidade escolar.

Na mobilização social, o formador apoia a constituição ou o fortalecimento de uma rede de agentes locais (comunidade, organizações locais, educadores e outros) que possam contribuir para o sucesso da trajetória escolar das crianças e adolescentes do território.

Outra marca do PVE é o foco no desenvolvimento de competências em cada uma das frentes e o uso da Matriz de Competências para acompanhamento desta evolução a partir das ações formativas. Para além do monitoramento, esse instrumento auxilia todos os envolvidos a identificar e desenvolver melhores práticas de gestão junto às secretarias de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas, e grupos de mobilização. A matriz faz parte de uma cultura de avaliação e compromisso com os resultados que acompanha a história do programa, que desde a sua criação passou por uma série de aprimoramentos metodológicos e avaliações de impacto.

Em 2020, que marcou o décimo ano da atuação da CE CEDAC no programa, demos continuidade ao desenvolvimento de estratégias voltadas para as prioridades de cada município e à atuação por polos de municípios, modalidade em que equipes técnicas das Secretarias de dois a três municípios participam do mesmo grupo de formação, estimulando a troca de experiências e construção conjunta de conhecimento entre eles.

O contexto da pandemia COVID-19 exigiu adequações na atuação do programa, tanto no formato da formação, que passou a ser feita totalmente no ambiente on-line, como no escopo temático, em função das novas demandas que surgiram para os gestores no enfrentamento dos desdobramentos da pandemia – fechamento de escolas, reorganização da equipe, relacionamento com as famílias, realização de atividades pedagógicas remotas, dentre outras.

Como resultados, equipes técnicas e gestores escolares, a partir das formações, sistematizaram orientações que guiaram as ações dessas redes ao longo da pandemia em diversos desafios: Planejamentos de ações visando a manutenção do vínculo entre escola, família e aprendizagem; Orientações sobre o acompanhamento e aprimoramento das atividades pedagógicas não presenciais e planejamento de busca ativa; Registro das ações realizadas com foco na transição, Memorial de Gestão e Portfólios das Escolas.

Na mobilização social os municípios têm desenvolvido ações de apoio à continuidade da aprendizagem de estudantes a partir da atuação de lideranças sociais em conjunto com as redes. Foram realizadas lives, campanhas, rodas de conversa de forma que mesmo virtualmente as redes da mobilização continuaram ativas nesse momento social tão relevante.

Em 2021, a formação partiu da devolutiva da aplicação de matriz competências junto aos gestores e da já tradicional priorização dos desafios da educação, que em 2021 foram identificados como: Recuperação de aprendizagem; Prevenção do abandono e evasão escolar; Suporte para compreensão e gestão do novo FUNDEB; Ensino híbrido e educação mediada por tecnologia; Apoio para integração e desenvolvimento de novos secretários e secretárias de educação; Mobilização de famílias alinhadas com ações das secretarias e escolas.

A cada um desses desafios gerais, soma-se o de compreender a especificidade de cada rede e um lugar de atuação que respeite e favoreça a autonomia desses profissionais para continuidade das ações.

Outro importante desafio é o da intervenção com os municípios que estão no 5º ano ou mais do Programa, o PVE excepcional. Com essas redes, em especial, além do apoio no enfrentamentos aos desafios atuais da educação, investimos de forma intensiva no fortalecimento da autonomia e de práticas que permitam a sistematização e a continuidade de uma atuação focada na qualidade e na equidade.

Saiba Mais:

Webinários PVE 2021

Site do Programa

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios de atuação das empresas investidas da Votorantim, trabalhando em duas grandes frentes – gestão e mobilização.

O programa, que foi criado pelo Instituto Votorantim e conta com o apoio técnico da Comunidade Educativa CEDAC e outras instituições, atua em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Educação.

Na frente de gestão, o formador do programa atua junto às equipes técnicas das secretarias municipais de Educação, com a realização de encontros presenciais e ações à distância em que apoiamos o planejamento e a implementação das políticas públicas educacionais com foco na melhoria da aprendizagem; e junto aos gestores escolares (diretores e coordenadores), com o mesmo escopo, mas no âmbito da unidade escolar.

Na mobilização social, o formador apoia a constituição ou o fortalecimento de uma rede de agentes locais (comunidade, organizações locais, educadores e outros) que possam contribuir para o sucesso da trajetória escolar das crianças e adolescentes do território.

Outra marca do PVE é o foco no desenvolvimento de competências em cada uma das frentes e o uso da Matriz de Competências para acompanhamento desta evolução a partir das ações formativas. Para além do monitoramento, esse instrumento auxilia todos os envolvidos a identificar e desenvolver melhores práticas de gestão junto às secretarias de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas, e grupos de mobilização. A matriz faz parte de uma cultura de avaliação e compromisso com os resultados que acompanha a história do programa, que desde a sua criação passou por uma série de aprimoramentos metodológicos e avaliações de impacto.

Em 2020, que marcou o décimo ano da atuação da CE CEDAC no programa, demos continuidade ao desenvolvimento de estratégias voltadas para as prioridades de cada município e à atuação por polos de municípios, modalidade em que equipes técnicas das Secretarias de dois a três municípios participam do mesmo grupo de formação, estimulando a troca de experiências e construção conjunta de conhecimento entre eles.

O contexto da pandemia COVID-19 exigiu adequações na atuação do programa, tanto no formato da formação, que passou a ser feita totalmente no ambiente on-line, como no escopo temático, em função das novas demandas que surgiram para os gestores no enfrentamento dos desdobramentos da pandemia – fechamento de escolas, reorganização da equipe, relacionamento com as famílias, realização de atividades pedagógicas remotas, dentre outras.

Como resultados, equipes técnicas e gestores escolares, a partir das formações, sistematizaram orientações que guiaram as ações dessas redes ao longo da pandemia em diversos desafios: Planejamentos de ações visando a manutenção do vínculo entre escola, família e aprendizagem; Orientações sobre o acompanhamento e aprimoramento das atividades pedagógicas não presenciais e planejamento de busca ativa; Registro das ações realizadas com foco na transição, Memorial de Gestão e Portfólios das Escolas.

Na mobilização social os municípios têm desenvolvido ações de apoio à continuidade da aprendizagem de estudantes a partir da atuação de lideranças sociais em conjunto com as redes. Foram realizadas lives, campanhas, rodas de conversa de forma que mesmo virtualmente as redes da mobilização continuaram ativas nesse momento social tão relevante.

Em 2021, a formação partiu da devolutiva da aplicação de matriz competências junto aos gestores e da já tradicional priorização dos desafios da educação, que em 2021 foram identificados como: Recuperação de aprendizagem; Prevenção do abandono e evasão escolar; Suporte para compreensão e gestão do novo FUNDEB; Ensino híbrido e educação mediada por tecnologia; Apoio para integração e desenvolvimento de novos secretários e secretárias de educação; Mobilização de famílias alinhadas com ações das secretarias e escolas.

A cada um desses desafios gerais, soma-se o de compreender a especificidade de cada rede e um lugar de atuação que respeite e favoreça a autonomia desses profissionais para continuidade das ações.

Outro importante desafio é o da intervenção com os municípios que estão no 5º ano ou mais do Programa, o PVE excepcional. Com essas redes, em especial, além do apoio no enfrentamentos aos desafios atuais da educação, investimos de forma intensiva no fortalecimento da autonomia e de práticas que permitam a sistematização e a continuidade de uma atuação focada na qualidade e na equidade.

Saiba Mais:

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