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Sócio e Coordenador da Área de Contencioso do escritório Pinheiro Neto Advogados. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1968). Expertise em inúmeros processos de litígio transnacional, nos últimos 35 anos. Apontado como um dos mais respeitados advogados brasileiros em litígio pelas publicações internacionais Chambers Global (2008), Chambers Latin America (2008), Who’s Who Legal (2008), PLC Who Lawyer (2008) e Latin Lawyer (2009) e pela publicação nacional Analysis Advocacy (2008). Artigos publicados em jornais e revistas especializadas sobre direito brasileiro e organização judicial no Brasil.

Professora, Mestra em educação pela Universidade Mackenzie; Secretária de Educação de Santo André – SP de 2001 a 2007; Secretária de Educação de São Bernardo do Campo – SP de 2009 a 2015; Presidente Nacional da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação por 3 vezes – 2007, 2011, 2013; Consultora UNESCO; Diretora de Políticas do MEC/2008; Membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito a Educação de 2005 a 2013; Fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil e do Movimento Interforuns do Brasil; Membro do Comité para Discussão e Aprovação do Piso Nacional de Salários para Professores no Brasil; Membro da Comissão de discussão e aprovação do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica; Conselheira do Instituto Natura, Nova Escola, Instituto Rodrigos Mendes, Universidade de Columbia, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Consultora Sênior da Fundação Lemann, Instituto Natura, Instituto ARAPYAÚ, Centro de Referencias em Educação Integral; Professora da FGV-RJ do Curso MBA em Gestão Educacional; e Parecerista da Comissão dos Anos Finais da Fundação Carlos Chagas.

Educadora social, mestranda em Lazer e Turismo (EACH/USP), Bacharel em Turismo (Universidade Anhembi/Morumbi), licenciada em Ciências Matemáticas (Universidade São Judas Tadeu) e tem especialização em Pedagogia Social (Universitá Salesiana Di Roma). Desde 1988, atua em organizações não governamentais e facilita processos de criação de bibliotecas comunitárias gerenciadas por adolescentes e jovens. É empreendedora social da Ashoka (2004). Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) desde 1997, sendo responsável pela elaboração e coordenação de projetos de formação em diversidade, direitos humanos, relações de raça e gênero e direitos de crianças e adolescentes. Assessorou a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos para o Programa de Educação Inclusiva – pei (de 2007 a 2016). Representou as Bibliotecas Comunitárias no processo de elaboração do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de São Paulo. Em 2019 foi finalista do Prêmio Jabuti e vencedora do Prêmio Estado de São Paulo para as Artes, na categoria Livro, leitura e bibliotecas.

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1991). É Professor Emérito da Universidade Federal de Sergipe onde foi Chefe do Departamento de Física (1992-1994) e Reitor daquela instituição por dois períodos consecutivos (1996-2004). Foi Diretor de Programas da CAPES ( 2004-2006) e Secretário de Estado da Educação do Estado de Sergipe (2007-2010). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidiu aquele colegiado no período 2012-2014.

Diretor de Relações Institucionais do grupo de educação básica Santillana Brasil e secretário-executivo da Fundação Santillana no país. Hoje ocupa a vice-presidência de comunicação da Câmara Brasileira do Livro e é conselheiro de instituições como o movimento Todos Pela Educação e Comunidade Educativa CEDAC. Jornalista, pós-graduado em marketing, trabalhou em algumas das principais empresas de comunicação do país, entre elas a Folha de São Paulo e rádio Jovem Pan, e em comunicação corporativa. Atua no segmento editorial desde 2005, especialmente em temas ligados à educação básica.

Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitaet Regensburg -1974). Professor Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo. Consultor da UNESCO para propostas curriculares. Membro do Conselho do Prêmio Jabuti de Literatura, junto à Câmara Brasileira do Livro. Assessor do Ministério da Educação para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Seus principais focos de trabalho estão em educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.

Graduou-se em História, em 1979 (UFMG). Em 2001, especializou-se em Gestão de Sistemas Educacionais, na PUC-Minas, foi professora de história da educação básica, de 1976 a 2001. Foi diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, de 1993 a 1996. Foi secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, de 2002 a 2007. Elegeu-se presidente nacional da União nacional dos dirigentes municipais de educação (Undime), de 2005 a 2007, onde liderou o movimento nacional em defesa de recursos do Fundeb para a Educação Infantil. Foi Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação de 2007 a 2012. Atualmente é diretora da Fundação SM Brasil.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado (1993 ) e doutorado (2000) em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Especialização em arte/educação I e II (1986-1989) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professora Livre Docente e pesquisadora, atua na Graduação e na Pós-graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi Diretora do Centro Universitário Maria Antonia da USP (2006 a 2009). Foi autora dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e coordenadora dos PCN Arte de 1o ao 4o anos (1996-2000). Autora de livros de Arte do Plano Nacional do livro didático do 1o ao 5o anos (2016 e 2019). Autora de livros e artigos em revistas acadêmicas versando sobre o componente Arte e as questões sociais que envolvem o campo. Atua no componente Arte com ênfase em pesquisa nos temas Formação de Professores, História da Arte/Educação Modernista e Pós-modernista, Arte na Educação Escolar, Arte na Educação não Formal, Currículo de Arte, Desenho da Criança e do Jovem. Líder do Grupo de Pesquisa GPARTEDU: Grupo de Pesquisa Arte na Educação, na formação de professores e no currículo escolar.

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Engenheira de formação, Angela iniciou carreira no setor privado onde atuou por muitos anos até que em 1999 decidiu migrar para o Terceiro Setor. Desde então, esteve à frente de diversas organizações sociais, agregando sua experiência e expertise nas áreas de Gestão organizacional, Avaliação e Liderança de equipes. Integra o Conselho da CE CEDAC desde 2023.

É Especialista em Educação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Possui mestrado em Educação pela Universidade de Stanford (EUA) e graduação em Engenharia pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Trabalhou na Fundação Lemann, em parceria com Consed e Undime, para engajamento das redes de ensino para discussão e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também trabalhou na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, na área de Tecnologia e Avaliação, e na Integration Consultoria, desenvolvendo diferentes projetos de negócios em diversos setores.

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