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Duração Desde 2015
60

Equipe técnica 19 (Secretária, subsecretária, coordenadores pedagógicos, dinamizadores e supervisores de EI e EFI); Gestores escolares 41 (diretores e professores orientadores de EI e EFI)

7.000

Alunos e 30 Técnicos da Secretaria de Educação (25 escolas)

Transformar

O projeto TransFormar nasceu para promover a formação continuada de educadores com foco no aprimoramento da gestão do sistema educacional e da atuação dos professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Casimiro de Abreu (RJ).

É uma iniciativa do Instituto João e Maria Backhseuser (IJMB) realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu (RJ) e a Comunidade Educativa CEDAC.

A primeira edição do TransFormar foi realizada em 2015 e, após dois anos de atuação, o projeto registrou um aumento de 1,6% na taxa de aprovação de alunos do Ensino Fundamental I. Este resultado, dentre outros observados no projeto, é fruto de um conjunto de ações que incluem: práticas pedagógicas aprimoradas; atuação dos gestores para assegurarem as condições necessárias para a realização dos processos de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de projetos institucionais, como o Comunidade de Leitores que possibilitou a diversificação e ampliação do acervo das bibliotecas escolares e um maior engajamento das crianças e jovens na leitura; e do investimento no diálogo com as famílias dos estudantes e da atuação parceira e colaborativa da equipe técnica da Secretaria junto às escolas.

Alguns dos avanços em Casimiro de Abreu promovidos no âmbito do projeto Transformar estão relatados no artigo “A parceria entre escola e a família na constituição de uma comunidade de leitores” publicado na Revista Emília e na parte IV do livro Diálogo Escola e Família, “Uma Experiência Real de Transformação da Relação Escola Família”.

Em 2020, em função das medidas de isolamento social, as ações de formação foram adaptadas para o ambiente on-line, aprofundando os conteúdos e estratégias já previstos mas também buscando apoiar os profissionais de Casimiro nas novas demandas que surgiram com a pandemia.

Dessa forma, foram feitas videoconferências com a equipe da Comunidade Educativa CEDAC com foco em aspectos como os desafios das atividades não presenciais e o (re)planejamento no contexto da pandemia.

Os resultados positivos da parceria na gestão educacional revelam-se na própria atuação da Secretaria de Casimiro na pandemia, com adoção de medidas desde o início para assegurar uma variedade de estratégias para alcançar os estudantes na sua diversidade de contextos,  incluindo da distribuição de materiais impressos para as famílias com pouco acesso à internet à criação de um portal de atividades para facilitar o acesso dos estudantes que tinham essa possibilidade.

Outra conquista importante em 2020 foi a revisão da proposta curricular da rede municipal, à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), feita pela equipe local com o apoio da Comunidade Educativa CEDAC.

Saiba Mais:

Diálogo Escola e Família – Parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens

Artigo “A parceria entre escola e a família na constituição de uma comunidade de leitores” (Revista Emília)

Publicações Transformar

Parceria entre Pares Escola e Família

Orientações Pedagógicas para a Formação de Leitores

O projeto TransFormar nasceu para promover a formação continuada de educadores com foco no aprimoramento da gestão do sistema educacional e da atuação dos professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Casimiro de Abreu (RJ).

É uma iniciativa do Instituto João e Maria Backhseuser (IJMB) realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu (RJ) e a Comunidade Educativa CEDAC.

A primeira edição do TransFormar foi realizada em 2015 e, após dois anos de atuação, o projeto registrou um aumento de 1,6% na taxa de aprovação de alunos do Ensino Fundamental I. Este resultado, dentre outros observados no projeto, é fruto de um conjunto de ações que incluem: práticas pedagógicas aprimoradas; atuação dos gestores para assegurarem as condições necessárias para a realização dos processos de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de projetos institucionais, como o Comunidade de Leitores que possibilitou a diversificação e ampliação do acervo das bibliotecas escolares e um maior engajamento das crianças e jovens na leitura; e do investimento no diálogo com as famílias dos estudantes e da atuação parceira e colaborativa da equipe técnica da Secretaria junto às escolas.

Alguns dos avanços em Casimiro de Abreu promovidos no âmbito do projeto Transformar estão relatados no artigo “A parceria entre escola e a família na constituição de uma comunidade de leitores” publicado na Revista Emília e na parte IV do livro Diálogo Escola e Família, “Uma Experiência Real de Transformação da Relação Escola Família”.

Em 2020, em função das medidas de isolamento social, as ações de formação foram adaptadas para o ambiente on-line, aprofundando os conteúdos e estratégias já previstos mas também buscando apoiar os profissionais de Casimiro nas novas demandas que surgiram com a pandemia.

Dessa forma, foram feitas videoconferências com a equipe da Comunidade Educativa CEDAC com foco em aspectos como os desafios das atividades não presenciais e o (re)planejamento no contexto da pandemia.

Os resultados positivos da parceria na gestão educacional revelam-se na própria atuação da Secretaria de Casimiro na pandemia, com adoção de medidas desde o início para assegurar uma variedade de estratégias para alcançar os estudantes na sua diversidade de contextos,  incluindo da distribuição de materiais impressos para as famílias com pouco acesso à internet à criação de um portal de atividades para facilitar o acesso dos estudantes que tinham essa possibilidade.

Outra conquista importante em 2020 foi a revisão da proposta curricular da rede municipal, à luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), feita pela equipe local com o apoio da Comunidade Educativa CEDAC.

Saiba Mais:

Diálogo Escola e Família – Parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens

Artigo “A parceria entre escola e a família na constituição de uma comunidade de leitores” (Revista Emília)

Publicações Transformar

Parceria entre Pares Escola e Família

Orientações Pedagógicas para a Formação de Leitores

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